8 verdades sobre higiene íntima

10 Cuidados íntimos importantes para as mulheres
17 de julho de 2019
Cistite intersticial: inflamação na bexiga causa dor e maior vontade de urinar
30 de julho de 2019
Show all

Tire as suas principais dúvidas sobre higiene íntima e veja quais os produtos mais indicados.

1. Higiene muda com a estação do ano
No verão, lave-se até três vezes ao dia. Já no inverno, uma boa limpeza basta.

2. Até papel higiênico pode dar corrimento
Além da calcinha de tecido sintético, roupa apertada, depilação dos grandes lábios, lâmina de barbear, lubrificante oleoso e até papel higiênico áspero favorecem corrimentos.

3. Limpeza deve durar entre 2 e 3 minutos
No banho, coloque sabonete líquido nos dedos e lave com movimentos circulares. Cuidado para não se limpar de trás para a frente, infectando a vagina com coliformes fecais. Enxágue e seque bem. O processo todo não deve passar dos 3 minutos.

4. Dormir sem calcinha é um santo remédio
Calcinha, pijama, lençol, cobertor… Durante o sono, há muitas barreiras impedindo a transpiração. Experimente dormir uma semana sem calcinha e sinta a melhora.

5. Lavar muito faz tão mal quanto não lavar
Não é só a falta de higiene íntima que provoca corrimentos – o excesso também! Quem costuma lavar demais a região desequilibra o pH (a acidez) natural da vagina, atraindo fungos e bactérias ruins.

6. Ducha íntima atrai infecções
Fazer lavagem íntima regularmente tira toda a defesa natural da mulher, deixando-a mais exposta a coceiras, infecções e corrimentos. Só use a duchinha se ela tiver sido prescrita por seu ginecologista.

7. Sabonete líquido é melhor que em barra
Os produtos em barra são agressivos para fazer a higiene íntima. Além disso, costumam ser compartilhados por toda a família, facilitando a contaminação. Se puder, limpe a região com um sabonete líquido – íntimo ou hipoalergênico – só seu.

8. Região também precisa de hidratante
Hidratação não é exclusividade da pele exposta ao sol! Apesar de ficar escondida pela calcinha o dia todo, a pele da pélvis, dos grandes lábios e da região interna da coxa também precisa ser hidratada. Use produtos não oleosos para isso.

 

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *