O que é?
É um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de pequenos cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses pequenos cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, impedindo na maioria das vezes a ovulação tornando os ovários com um volume maior que o normal.
Origem
Os fatores que levam ao desenvolvimento da SOP não são totalmente conhecidos, mas ela tem origem genética, em parte, pois irmãs ou filhas de uma mulher portadora do distúrbio tem 50% de chance de desenvolvê-la. Tudo indica que sua origem está associada com a produção da insulina em excesso pelo organismo. O aumento da quantidade dessa substância no sangue (a hiperinsulinêmica) provocaria o desequilíbrio hormonal.
Principais sintomas
Ciclos irregulares, menor frequência de ovulação e por consequência uma dificuldade maior para engravidar. O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2, acnes, crescimento de pelos exagerado e obesidade.
Diagnóstico
Depende de avaliação completa, que exclua variáveis como problemas com a tireoide ou a glândula suprarrenal. O exame de ultrassom, isolado, não é suficiente para fornecer o diagnóstico acertado da Síndrome. Para investigar as causas da irregularidade menstrual ou das manifestações androgênicas, os médicos costumam pedir alguns exames laboratoriais
Tratamento
É uma síndrome que pode ser controlada por medicamentos. Estes variam de acordo com o quadro de sintomas da paciente e suas complicações. A utilização de anticoncepcionais hormonais como pílulas, anéis vaginais, implantes protegem os ovários contra a formação dos microcistos e diminuem os níveis de hormônios masculinos e de insulina. Mulheres que planejam engravidar também devem utilizar anticoncepcionais hormonais, em um primeiro momento do tratamento, para regularizar a menstruação.