TPM e período fértil : Entenda

Quatro dicas para treinar no período menstrual
1 de agosto de 2017
Enfrentamento positivo ajuda mulheres com endometriose
3 de agosto de 2017
Exibir tudo

As dores abdominais (cólicas) e de cabeça, desejos incontrolável de comer um doce ou alguma comida peculiar, as mudanças de humor repentinas, uma depressãozinha e a fadiga são os principais indícios de um período que pode sinalizar bem-estar e vida ou algum problema hormonal. O fato é que esse momento é um tormento para a maioria das mulheres e todos em sua volta.

Todos esses sintomas ocorrem no período que precede a menstruação, fase que recebem o nome de TPMou seja, a famosa tensão pré-menstrual. Quando a maioria das mulheres entra nesse ciclo aparecem vários sintomas físicos e/ou psíquicos, iguais aos citados no início do texto, que podem ocorrer a partir da primeira menstruação feminina, entre os 11 e 15 anos e vai até a menopausa, outro assunto polêmico entre as mulheres.

As alterações hormonais são tão fortes que durante o ciclo menstrual que a mulher sofre uma interferência em seu sistema nervoso central.

Menstruação é sinônimo de reprodutividade e ela acontece após a ovulação.

A mulher pode menstruar de cinco até sete dias seguidos. Muitas vezes, a TPM inicia-se três dias antes da menstruação. A duração varia entre o início ou fim da menstruação.

Alguns sintomas podem ser tratados com remédios naturais ou controlados. O importante é a mulher fazer sempre uma visita ao ginecologista, conversar sobre seu corpo, relatar qualquer dor ou sensação estranha e perguntar sobre possíveis tratamentos.

Os sintomas da TPM podem chegar a mais de 200

Veja se você tem alguns dos sintomas a seguir: sensibilidade e dor nos seios, dor de cabeça e/ou cólica, insônia e fadiga, aumento de apetite; ansiedade; vontade repentina de chorar e irritabilidade fácil; acne; diarreia e enjoo.

Eles são comuns durante a tensão pré-menstrual. Compreenda que TPM é algo comum e, ao mesmo tempo, tente ter o controle para não afetar os outros em sua volta.

Conhecer o corpo e prestar atenção em seu ciclo menstrual é um belo passo para controlar esses sintomas desagradáveis. O ciclo feminino varia de mulher para mulher, sendo mais comum que ocorra entre 21 e 35 dias. Geralmente, a variação da duração do ciclo acontece antes da ovulação (fase folicular).

O período fértil acontece na ovulação, que é quando o óvulo é liberado do ovário. Ele acontece normalmente entre o 10º o 14º dia após o início da sua última menstruação. Vários aplicativos foram criados para avisar sobre a o início da TPM, da menstruação e da ovulação.

Lembre-se: caso seu ciclo menstrual seja irregular, contate seu ginecologista urgentemente. Existem tratamentos específicos para regular. Sintomas do ciclo menstrual irregular: #periodofertil #tpmeperiofofertil

  • O período entre uma menstruação ou outra pode variar sendo menores que 21 dias ou intervalos maiores que 35 dias, menstruando de uma ou apenas três vezes ao ano.
  • Sangramento fora do normal (muito ou pouco).
  • Menstruar mais do que sete dias já é considerado irregular. Caso sangre mais do que 15 dias, vá ao médico. Pode ser o início de anemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.