Já ouviu falar em anovulação? Condição impede mulheres de engravidar!

Saúde da mulher: saiba quais exames você precisa fazer todo ano
7 de maio de 2019
Show all

No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum, mas ela é sinal de problema se for acompanhando a mulher durante a sua vida fértil.

Normalmente, antes de engravidar, a mulher procura o ginecologista para saber se está tudo bem com seu corpo. O médico avalia, dentre outras coisas, se ela está ovulando, pois a anovulação pode atrapalhar o projeto gravidez. Em condições ideais, as mulheres ovulam todos os meses; isto é, um óvulo amadurece e é liberado por um dos ovários para ser fecundado. Se a fecundação não ocorre, vem a menstruação. O ciclo menstrual é comandado por hormônios para que funcione como um relógio.

Em condições normais de funcionamento, o ovário libera um óvulo para a trompa para que possa ocorrer a fecundação, quando ela não acontece, ocorre a menstruação. Porém, em algumas mulheres, os óvulos não são liberados fazendo com que elas não consigam engravidar, isso é anovulação.

No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum, mas ela é sinal de problema se for acompanhando a mulher durante a sua vida fértil.

A anovulação também pode ocorrer em alguns meses específicos, pelos mais variados motivos, como: baixo peso ou obesidade; atividade física intensa e praticada por longos períodos; hipertireoidismo; síndrome dos ovários policísticos (SOP); hiperprolactinemia; ciclos irregulares e tumores, por exemplo, mas se a mulher não menstruar por três meses seguidos ou mais é importante procurar um médico.

O corpo dá sinais de que a ovulação não está acontecendo. Na maior parte das vezes o sangramento passa a ser menor do que o habitual. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou. A repetição desses episódios é um sinal de alerta. A ausência de ovulação pode ser confirmada por exames médicos.

Para engravidar é preciso que o óvulo maduro seja liberado pelo ovário para que possa ser fecundado. Por isso, se não ocorrer à ovulação, não há como engravidar. Casos seja o desejo da mulher engravidar ela passará por um tratamento, que pode ser diferente para cada uma, vai depender da causa da anovulação.

 

 

Fonte: www.folhavitoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *