O Ciclo 21 é uma pilula anticoncepcional que tem como substâncias ativas o Levonorgestrel e o Etinilestradiol, sendo utilizada para prevenir a gravidez e para regular o ciclo menstrual.
Este anticoncepcional é produzido pelos laboratórios União Química e pode ser comprado nas farmácias convencionais, em cartelas de 21 comprimidos, por um preço de cerca de 2 a 6 reais.
O modo de uso do Ciclo 21 consiste em tomar um comprimido diariamente, durante 21 dias seguidos, iniciando o 1º comprimido no 1º dia da menstruação. Depois da ingestão dos 21 comprimidos, fazer uma pausa de 7 dias, sendo que a menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a ingestão do último comprimido. A nova cartela deve ser iniciada no 8º dia após a pausa, independentemente da duração da menstruação.
Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que for lembrado, e ingerir o próximo comprimido no horário habitual. Nestes casos, a proteção contraceptiva de Ciclo 21 é mantida.
Quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, o efeito contraceptivo de Ciclo 21 pode estar reduzida.