Outubro Rosa

Cansaço x Endometriose: qual a relação entre eles?
11 de outubro de 2018
Outubro Rosa: câncer de mama de origem hereditária representa menos de 10% dos casos no Brasil
18 de outubro de 2018
Show all

Desde 2002, durante o mês de outubro, é comemorada no Brasil a campanha contra o câncer de mama, batizada de Outubro Rosa.

A iniciativa teve origem nos Estados Unidos durante a última década do século XX e hoje alcança o mundo todo. O objetivo da campanha é a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença por meio do autoexame e mamografia.

A cor rosa remete aos laços que se tornaram símbolo da causa e durante a data a cor se torna uma das principais formas de manifestação das pessoas, empresas e entidades que apoiam o movimento.

ORIGEM

O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, em 1990, na cidade de Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, a maior organização de combate ao câncer de mama do mundo, criou e distribuiu o laço cor de rosa para os participantes da 1a Corrida pela Cura.

Em outubro de 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, oficializando o mês como berço do movimento. Enfeites com os laços rosas, principalmente em locais públicos, e depois outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama) e partidas de boliche marcaram as atividades.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira.

No Brasil, o movimento chegou em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres que, com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram o Obelisco em alusão ao Outubro Rosa.

Em 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, sediado em Santos (SP), iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, comemorado todo terceiro domingo do mês de maio.

O principal objetivo era alertar e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias, organizado pelo Governo de São Paulo. O mutirão permanece sendo realizado duas vezes por ano, em maio e em novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *