Hemorroida na gravidez: 3 dicas para prevenir

7 dicas para uma gravidez saudável
21 de setembro de 2017
Gravidez pede mais cuidados com a higiene íntima
25 de setembro de 2017
Show all

[url=file_search.php?action=file&lightboxID=312777][img]http://www.pascalgenest.com/istock/seriesImages/banners_featuredImages.gif[/img][/url] [url=file_search.php?action=file&lightboxID=312798][img]http://www.pascalgenest.com/istock/seriesImages/banners_women.jpg[/img][/url] abdomen of a pregnant woman

Você sabia que, durante o último trimestre da gestação, cerca de 35% a 40% das grávidas apresentam hemorroidas? O problema aparece por conta das mudanças hormonais que surgem na gravidez.

“Quando a mulher engravida, a digestão dos alimentos se torna mais lenta, o úterocresce e o aumento do hormônio progesterona faz com que haja uma menor absorção de fluidos, ressecando as fezes. Assim, há retenção de líquidos, o trânsito intestinal fica mais lento e as inflamações anais aparecem”, explica o ginecologista e obstetra Lister de Macedo Leandro, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

Após o parto, como o organismo demora para voltar ao normal, as hemorroidas podem persistir. A boa notícia é que a maioria dos casos não precisa de cirurgia e dá para evitá-las, seguindo algumas dicas. Confira:

*Coma alimentos ricos em fibras, como aveia, ameixa e goiaba para deixar as fezes mais moles.

*Beba bastante líquido para driblar a secura que a progesterona causa no organismo.

*Se ficar vários dias sem evacuar, use supositório de glicerina. Lembre-se de conversar antes com seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.