Menopausa: Entenda

Saiba tudo sobre o coletor menstrual
22 de maio de 2017
Menopausa: Tratamento com hormônios é individual
22 de maio de 2017
Show all

Temida por muitas, menopausa significa o momento em que a mulher perde capacidade de se reproduzir. E nada mais.
Quanto antes, melhor: A partir dos 35 anos, o ideal é identificar possíveis mudanças significativas. Cansaço, desânimo, dificuldade para perder peso, pele sem viço não devem ser ignoradas, já que podem estar relacionados a disfunções hormonais
Sintomas: Os primeiros indícios da menopausa surgem após a mulher completar 40 anos. No Brasil, a grande maioria sentirá algum tipo de sintoma no período entre 48 e 50 anos de idade. A lista inclui: alterações menstruais, suor intenso, alterações de humor e dor durante o ato sexual, devido ao ressecamento local.
Hormônios: O equilíbrio entre estrogênio, progesterona e testosterona é responsável pela manutenção da libido. Queda de cabelo e unhas fracas podem estar relacionadas a alterações na tireóide. Quanto mais cedo houver a preocupação com os efeitos da menopausa, menor será o incômodo.
O que faz bem:cultivar hábitos saudáveis é a melhor maneira de amenizar manifestações desagradáveis. Dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, não fumar, beber com moderação e usar proteção solar são medidas simples e de grande impacto. Saber equilibrar trabalho e lazer também faz parte.
Atividade sexual: Uma vida sexual ativa também é benéfica. Queixa frequente, a diminuição da umidade vaginal pode ser revertida, fazendo com que o ato seja prazeroso como sempre.
Tratamento: Para quem já chegou lá,é indicado a terapia hormonal com estrogênio. Nesta fase, os ovários não produzem mais este hormônio, o que leva aos efeitos da menopausa.

Fonte:http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/menopausa-entenda-e-seja-feliz.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.