A gravidez traz inúmeras mudanças para a mulher, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Justamente devido as alterações que a gestante sente ao longo dos nove meses de gravidez, é comum que seu organismo se manifeste de maneira diferente e, até mesmo com mais sensibilidade – inclusive quando se trata da região intima. Aumento do corrimento e das infecções podem ocorrer nesse período e, por isso, é importante que a gestante tome cuidados especiais com a lavagem da sua região íntima.
Por mais que inúmeros tipos de sabonetes íntimos sejam vendidos, não é indicado que a região genital da mulher seja lavada com eles. O uso de sabonetes perfumados ou bactericidas é extremamente ruim para a saúde da flora vaginal e devem ser sempre evitados, especialmente durante a gestação.
Após o sexo os cuidados também precisam ser mantidos. É importante que a mulher utilize um tipo específico de sabonete para reequilibrar o pH vaginal e evitar ter problemas como a cistite (infecção urinária). Esta é uma atenção que grávidas precisam ter de forma redobrada, já que são mais propensas a desenvolver infecções no trato urinário justamente por mudanças fisiológicas em seus organismos.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia indica o uso de um sabonete hipoalergênico de pH ácido, que reduz riscos de alergias e não agride a camada protetora da região.