Menstruação atrasada nem sempre é gravidez; veja o que também pode mudar o ciclo

Entenda o que é e a causa da Clamídia.
17 de janeiro de 2019
Endometriose é principal causa da infertilidade feminina
24 de janeiro de 2019
Show all

De acordo com os especialistas, a principal causa da menstruação atrasada é, sim, a gravidez. Porém, desde alimentação até questões hormonais, há uma série de fatores que podem influenciar o ciclo menstrual, sejam eles externos ou não ao corpo da mulher.

  • Menarca

Nos primeiros anos após a primeira menstruação , conhecida como menarca, o sistema reprodutor ainda está em fase de amadurecimento, o que pode causar atraso menstrual.

  • Menopausa

Se você está na faixa dos 45 e 55 anos de idade e a sua menstruação tem atrasado, pode ser um sinal de que a menopausa se aproxima. A menopausa é a data que marca a última menstruação e indica o final da idade fértil da mulher.

  • Baixo ou excesso de peso

A alimentação pode ser uma das causas do atraso menstrual. Tanto a obesidade quanto o baixo peso podem provocar alterações no ciclo menstrual.

  • Estresse

Fatores psicológicos podem atrasar a menstruação. Sabe-se que o estresse tem um grau de impacto no ciclo hormonal, podendo prejudicar a ovulação e, consequentemente, causar alterações menstruais.

  • Medicamentos

Alguns medicamentos, principalmente os hormonais, podem ser a causa do atraso da sua menstruação. Além disso, há uma lista de medicamentos que podem alterar o hormônio do leite, a prolactina, e, consequentemente, alterar a menstruação.

  • Tireoide

A menstruação atrasada também pode ser causada por problemas hormonais ligados à glândula tireoide.

  • Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal que pode desregular o ciclo menstrual, causando atrasos ou até a ausência completa de menstruação.

Se já se passaram alguns meses de atraso e nenhuma das causas anteriores justifica a menstruação que não vem, é hora de procurar ajuda médica. Ir ao ginecologista é fundamental para que a causa do problema seja identificada e que possíveis tratamentos sejam prescritos. É bem provável que o profissional peça exames para conseguir detectar o que está causando o atraso. Não hesite em procurar ajuda, adiar a questão pode causar complicações para a sua saúde.

Além disso, é indicado sempre ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, e manter uma rotina equilibrada no dia a dia. Também tente não fazer exercícios físicos tão intensos em caso de menstruação atrasada , mantenha a calma e evite situações de estresse. Esses são fatores que ajudam a regular a menstruação.

 

 

Fonte: Delas – iG @

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *