De acordo com o órgão, mulheres que utilizam esse medicamento não devem usar anticoncepcionais orais contendo etinilestradiol, um hormônio semissintético. O comunicado tem como objetivo advertir os profissionais de saúde e as pacientes sobre os riscos de reações adversas graves decorrentes da interação entre os dois medicamentos.
Além disso, a Anvisa aconselhou que as pacientes portadoras do vírus da hepatite C consultem seu médico para orientações sobre a troca ou interrupção de uso do anticoncepcional ou se sentirem cansaço, fraqueza, falta de apetite, náusea, vômito e fezes descoloridas durante o tratamento com o Viekira Pak.
O uso de medicamentos com etinilestradiol devem ser suspensos aproximadamente 2 semanas antes do início da terapia com Viekira Pak. Segundo a Anvisa, durante o tratamento para hepatite C, as mulheres podem usar remédios contraceptivos que contenham outro tipo de hormônio ou substituir por métodos de contracepção não hormonais.
Após a conclusão da terapia com Viekira Pak, o uso dos anticoncepcionais com etinilestradiol só pode ser retomado depois de duas semanas. Contudo, eles afirmam que a paciente deve procurar um médico para que seja orientada sobre todos os procedimentos necessários.