Para evitar uma gravidez indesejada, deve-se tomar 1 comprimido de anticoncepcional todos os dias até o final da cartela, sempre no mesmo horário, fazer uma pausa de 7 dias no final da cartela para que a menstruação desça.
A maior parte dos anticoncepcionais trazem 21 comprimidos mas também existem pílulas com 24 ou 28 comprimidos, que se diferenciam pelo tempo de pausa e pela ocorrência ou não de menstruação, lembrando que o ideal é que esse medicamento seja prescrito pelo ginecologista.
Para tomar o anticoncepcional pela primeira vez, deve-se ingerir o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar 1 pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, seguindo as instruções da bula. Para os anticoncepcionais com 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias no final de cada cartela e iniciar a próxima apenas no 8º dia, mesmo que a menstruação tenha terminado mais cedo ou que ainda não tenha acabado.
A figura a seguir traz o exemplo de um anticoncepcional de 21 comprimidos, em que o 1º comprimido foi tomado no dia 8 de março e que o último comprido foi tomado no dia 28 de março. Assim, o intervalo foi feito entre os dias 29 de março e 4 de abril, quando deve ter ocorrido menstruação, e a próxima cartela deverá iniciar no dia 5 de abril.
Para as pílulas com 24 compridos, a pausa entre as cartelas é de apenas 4 dias, e para pílulas com 28 cápsulas não existe pausa.
A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas é importante que ela seja tomada sempre no mesmo horário para evitar a diminuição do seu efeito. Assim, para não esquecer de tomar a pilula, alhumas dicas são:
Também é importante lembrar que o ideal é evitar tomar a pílula em jejum, pois pode causar mal estar e dor no estômago.
Em caso de esquecimento, deve-se tomar a o comprimido esquecido logo que lembrar, mesmo que seja necessário tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Se o esquecimento tiver sido por menos de 12 horas após o horário habitual do anticoncepcional, o efeito da pílula será mantido e deve-se seguir tomando o restante da cartela normalmente.
No entanto, caso o esquecimento tenha sido por mais de 12 horas ou mais de 1 pílula foi esquecida na mesma cartela, o anticoncepcional pode ter seu efeito diminuído, devendo-se ler a bula para seguir as orientações do fabricante e usar camisinha para prevenir uma gravidez.
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.
Exemplos: Selene, Yasmin, Diane 35, Level, Femina, Gynera.
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 24 dias com pílula. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 dias, quando normalmente ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no 5º dia após a pausa.
Exemplos: Mínima, Mirelle, Yaz, Siblima.
Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 28 dias com pílula. Quando terminar a cartela, deve-se iniciar outra logo no dia seguinte, sem pausa entre elas. Os 4 últimos comprimidos esta cartela não têm hormônios, e é durante esse período que a menstruação deve descer.
Exemplos: Micronor, Yaz 24+4, Adoless, Gestinol, Elani 28.
Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.
Nos casos em que houve esquecimento da pílula, principalmente quando se esqueceu mais de 1 comprimido da mesma cartela, há risco de gravidez e o ideal é ir ao médico e fazer exame para confirmar.
No entanto, se a menstruação não vier regularmente ou se houver sangramentos de escape com frequência no meio da cartela, o médico deverá ser procurado para reavaliar a quantidade de hormônios necessária para regular o ciclo menstrual e, se necessário, prescrever um novo anticoncepcional.
Tomar anticoncepcional traz benefícios como:
No entanto, a pílula também pode trazer efeitos colaterais como náuseas, dor de cabeça, ausência de menstruação, nervosismo, surgimento de espinhas e leve ganho de peso.
Além disso, é importante lembrar que o anticoncepcional não protege de doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS e sífilis, sendo necessário usar camisinha para prevenir essas doenças.