O intenso calor do verão favorece o aparecimento da candidíase, uma infecção ginecológica que causa corrimento e coceira vaginal, entre outros sintomas. Ficar com o biquíni molhado por muito tempo e usar calças apertadas são alguns dos fatores que contribuem para desenvolvimento dessa doença.
A principal infecção ginecológica do verão é a candidíase. Ela é causada por um fungo, a cândida, que habitualmente é encontrada no intestino das mulheres. Por algum desequilíbrio na defesa do organismo feminino, ocasionado pelo estresse, calor excessivo, uso de roupas úmidas, uso de antibióticos, esse fungo acaba contaminando a vagina e gerando alguns sintomas.
Um dos sintomas de candidíase mais comum é um corrimento esbranquiçado com grumos, acompanhado de ardor ou coceira na vagina.
Atinge ambas as faixas etárias.
Se a mulher tiver relação sexual sem o uso de preservativo, o homem pode se contaminar com o fungo. Mas, na grande maioria das vezes, o homem não apresenta nenhum sintoma.
O tratamento é feito com antifúngicos por via oral, associado a um antifúngico na forma de creme vaginal, mediante orientação médica.
Os sintomas tendem a se tornar insuportáveis, com ardor intenso, coceira vaginal e inflamação da vulva. Isso impede as atividades diárias e relações sexuais.
Para prevenir o aparecimento da candidíase, algumas medidas devem ser adotadas: