18 meses é o intervalo ideal entre uma gravidez e outra, diz estudo

Saiba o que ocorre no organismo durante a menstruação
16 de novembro de 2018
Dúvidas frequentes sobre a menstruação
23 de novembro de 2018
Show all

Pregnant woman painting bars on her belly

sperar 18 meses de uma gravidez para a outra reduz os riscos para a saúde da mulher e do bebê, de acordo uma nova pesquisa publicada no periódico científico JAMA Internal Medicine.

“Nosso estudo descobriu um aumento nos riscos para a mãe e criança quando as gestações são muito próximas, inclusive para mulheres com mais de 35 anos”, disse Laura Schummers, autora da análise.

Mães com 35 anos ou mais que engravidaram seis meses após o parto tiveram um risco de 1,2% de mortalidade materna ou morbidade grave – com registros de 12 casos a cada mil gestações –, e uma chance de 6% de dar à luz prematuramente. Enquanto isso, o intervalo de 18 meses entre uma gravidez e outra reduziu o risco para apenas 0,5% e 3%, respectivamente.

Mulheres de 20 a 34 anos que ficaram grávidas seis meses depois do nascimento tiveram um risco de 8,5% de parto prematuro, enquanto as que esperaram 18 meses viram o risco cair em quase 5%.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram quase 150 mil registros médicos do Canadá, tais como certidões de nascimento, dados de hospitalização e infertilidade.

De acordo com Sonia Hernandez-Diaz, professora de epidemiologia na Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan, nos Estados Unidos, os perigos podem ser provocados ou piorados pela demora do corpo de se recuperar. A falta de acompanhamento pré-natal em gestações indesejadas também agrava a situação.

“De qualquer maneira, a recomendação é sempre a mesma: melhorar o acesso à contracepção pós-parto e evitar relações sexuais desprotegidas”, falou Diaz.

 

 

 

 

Fonte: revistagalileu.globo.com00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.