6 coisas que você precisa saber sobre sexo quando você tem DIU

Quais são os métodos anticoncepcionais mais seguros?
10 de setembro de 2018
Endometriose acomete mulheres desde a primeira menstruação até os 35 anos
17 de setembro de 2018
Show all

Uma vez que o DIU está se tornando mais popular do que nunca, há uma questão importante que precisa ser respondida: Como o DIU afeta sua vida sexual?

Na verdade, a maioria das mulheres nem percebem que o DIU está lá. Uma vez que o ele é implantado na cavidade uterina, você não o vê ou sente, então isso não deve ter um impacto negativo em sua vida sexual.

Claro, existem exceções em cada regra. Por isso, veja abaixo algumas informações importantes sobre o tema.

6 coisas que você precisa saber sobre sexo com DIU

  • Ele provavelmente não afeta sua libido

Existem dois tipos de DIU: não-hormonal e hormonal. Nenhum deles deve impactar em seu desejo sexual ou em como você se sente durante o sexo. Na verdade, um estudo de 2012 realizado com 400 mulheres descobriu que não existem diferenças significativas no funcionamento sexual entre as mulheres que usam o DIU hormonal e aquelas que usam o de cobre. O hormonal vai diminuir o sangramento e as cólicas durante a sua menstruação e pode até parar com os dois completamente.

  • Mas ele pode fazer sua vida sexual mais ativa

Como as preocupações com a gravidez não planejada geralmente ficam para trás quando se usa o DIU, algumas mulheres experimentam um aumento no prazer sexual. Quando você não precisa se lembrar de tomar uma pílula, o sexo pode ser mais espontâneo.

  • Seu parceiro pode sentir as hastes

Se você está preocupada com as hastes do DIU cutucando seu parceiro, não está sozinha. Essa é uma das preocupações mais comuns entre as mulheres. As hastes podem parecer afiadas para o pênis, dependendo de como foram cortadas, elas devem sempre ser cortadas em linha reta.  Mas não se preocupe: as chances de isso acontecer são escassas ou nulas. Hoje em dia, as hastes do DIU são superfinas, mal visíveis e suavizam ao longo do tempo. E se seu parceiro relatar senti-las, você poderá pedir para seu médico para encurtá-las.

  • O sangramento pós-sexo pode acontecer

Algumas mulheres sangram durante o sexo com o DIU — especialmente os hormonais — embora não seja comum. Os hormônios diluem o revestimento endometrial. O interior do útero que se solta a cada mês com o período menstrual. Se o revestimento é muito fino, pode descamar um pouco durante o sexo, o que causaria sangramento.

No entanto, você deve sempre conversar com o seu médico. Só ele poderá ajudar a apontar a causa do seu sangramento, especialmente se sentir dor. Pode ser um sinal de que seu DIU está fora de lugar, o que a deixa desprotegida.

  • Nenhuma posição sexual é (necessariamente) fora dos limites

Cada corpo é diferente, mas se o DIU está na posição correta no útero, você não deve senti-lo durante o sexo.

  • Sexo intenso não vai desalojá-lo

Seu DIU pode deslizar para fora (os médicos chamam isso de expulsão), mas é superincomum. No primeiro ano após a obtenção de um DIU, a taxa de expulsão é de aproximadamente 5%. Fazer sexo não aumentaria nem diminuiria esse risco. Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente. Contudo, às vezes a cavidade uterina de uma mulher é muito pequena para usar confortavelmente um DIU.

 

 

 

Fonte: womenshealthbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *