3 sintomas de alerta para a infertilidade

Sexo oral (super) protegido: cobrir a vulva com plástico filme evita DSTs?
21 de dezembro de 2017
4 dicas simples para evitar estrias na gravidez
8 de janeiro de 2018
Show all

Não se pode dizer que existem sintomas da infertilidadeno entanto, existem sintomas de determinadas condições que podem levar à infertilidade. Gerar uma vida é algo extremamente complexo e abrange muitos fatores que podem não representar um problema isoladamente, mas que ao serem combinados afetam a probabilidade de um casal engravidar. Por este motivo, muitas vezes é difícil identificar a causa da infertilidade ou definir sintomas para este problema que atinge cerca de 15% da população mundial.

Um possível sintoma da infertilidade estará diretamente ligado a uma eventual causa da infertilidade. Mas em grande parte das ocasiões, a infertilidade será assintomática.

Compartilhamos com você alguns sintomas que podem servir de alerta para almas causas comuns de dificuldade de engravidar:

  • Ciclo irregular

Irregularidade do ciclo menstrual não determina que a mulher é infértil, porém pode ser um sinal de alerta para uma possível irregularidade hormonal que afeta o funcionamento normal do aparelho reprodutor. A irregularidade do ciclo passa desapercebida pelas mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, pois graças a esta medicação que simula um ciclo menstrual regular, muitas mulheres percebem a irregularidade somente quando interrompem seu uso.

Como comprovar que o ciclo irregular não afetou a fertilidade?

Manter uma avaliação da fertilidade periódica, que pode ser realizada inclusive sem interromper o uso de anticoncepcionais, é uma forma de descartar o risco de infertilidade.

  • Cólicas muito fortes

As cólicas menstruais não têm relação com a fertilidade, mas sim podem estar relacionadas com a endometriose, uma patologia que pode provocar a obstrução das trompas além de acometer outras partes do aparelho reprodutor feminino. Mulheres que sofrem com cólicas muito fortes ou possuem casos de endometriose na família, devem estar atentas para impedir que a evolução dos focos da endometriose afete a fertilidade.

Como saber se minha cólica está relacionada com a endometriose?

Existem dois exames capazes de identificar a endometriose. A ultrassonográfica transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética. Ambos estudos devem ser realizados por especialistas experientes em identificar a endometriose, que pode não ser vista por olhos menos treinados para detectar esta doença.

No caso de um diagnóstico positivo para a endometriose, não há razão para pensar que suas chances de ser mãe acabaram. No entanto é necessário um acompanhamento médico multidisciplinar para impedir que a endometriose afete a fertilidade.

  • Varizes” nos testículos

A varicocele é uma condição que afeta as veias que transportam o sangue nos testículos, ela pode ser identificada pela presença de veias parecidas com as varizes ou inclusive pode provocar dor. A varicocele afeta 15% da população masculina e é responsável por 40% das causas de infertilidade do homem.

Como impedir que a varicocele afete fertilidade?

Dependendo o nível de dilatação das veias provocada pela varicocele, a dificuldade de engravidar pode ser maior. Os tratamentos mais comuns para esta patologia é a cirurgia ou embolização venosa.

Quando o tratamento da varicocele não devolve a fertilidade normal do homem, é indicada a Fertilização in Vitro com a técnica ICSI, onde é preciso apenas identificar um espermatozoide é selecionado e introduzido diretamente no óvulo.

Como prevenir a infertilidade se não tenho sintomas?

É mais fácil solucionar um problema quando existe uma forma de perceber que algo não está bem. Nestes casos, os sintomas podem te ajudar a tratar de forma precoce um fator que poderia afetar a fertilidade futura.

Porém, infelizmente os sintomas que podem alertar para o risco de infertilidade são poucos em comparação com as possíveis causas da infertilidade. Portanto, além de manter hábitos saudáveis, é importante manter exames periódicos voltados ao monitoramento da fertilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *