Prisão de ventre: 12 causas que você nem imagina

5 cuidados com a higiene íntima no verão
24 de novembro de 2017
Risco de bebês nascerem mortos duplica quando mães dormem de costas no final da gravidez
27 de novembro de 2017
Show all

Beber pouca água, não praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta pobre em fibras e ignorar repetidamente a vontade de ir ao banheiro estão entre as causas mais comuns de prisão de ventre. Segundo o gastroenterologista Silvio Gabor, o intestino preso pode ser causado por outros fatores menos conhecidos como medicamentos e outras patologias.

Veja 12 possíveis causas da constipação intestinal:

Hipotireoidismo

A hipoatividade da tireoide retarda os processos metabólicos do corpo, inclusive o do intestino. “É importante destacar que nem todas as pessoas com disfunção da tireoide tem prisão de ventre”, explica o especialista.

Analgésicos

Segundo o gastroenterologista, alguns estudos sugerem que pessoas que são usuárias crônicas de analgésicos como aspirina e ibuprofeno tem maior risco de sofrer com o intestino preso.

Chocolate

O chocolate é um item controverso quando o assunto é prisão de ventre. Há evidências de que o chocolate pode causar constipação intestinal, mas há estudos que dizem o contrário. “Um estudo comprovou que pessoas com intestino preso ou síndrome do intestino irritável podem sofrer ainda mais se comerem chocolate, banana e chá preto”, diz Gabor.

Vitaminas

Certos componentes como cálcio e ferro podem causar prisão de ventre e, por isso, em alguns casos é indicado que o paciente suspenda o uso dos suplementos vitamínicos para sentir se há uma melhora no quadro de constipação intestinal.

O uso excessivo de laxantes

Alguns laxantes estimulam a atividade intestinal por meio da irritação da mucosa. Quando usados com frequência, eles podem levar a dependência, que vai impedir o intestino de funcionar sem eles.

Antidepressivos

Inibidores recaptação de serotonina, mecanismo de ação de alguns dos antidepressivos, também podem ser um empecilho ao funcionamento do intestino. De acordo com o gastroenterologista, os antidepressivos tricíclicos são os que mais causam esse problema. “No entanto, não é possível afirmar que todos os medicamentos antidepressivos tenham este efeito colateral”, explica.

Depressão

Assim como o hipotireoidismo, a depressão provoca uma desaceleração geral dos processos normais do corpo, o que pode afetar o intestino. Segundo o médico, pessoas com síndrome do intestino irritável, moléstia intimamente ligada à depressão, também são mais propensas à constipação.

Antiácidos

Antiácidos, usados para combater a azia, podem causar prisão de ventre, especialmente os que contêm cálcio ou alumínio. “Não comer muito durante as refeições e consumir menos alimentos gordurosos e mais fibras são medidas que ajudam a prevenir a azia e a constipação”, recomenda o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.