Beber pouca água, não praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta pobre em fibras e ignorar repetidamente a vontade de ir ao banheiro estão entre as causas mais comuns de prisão de ventre. Segundo o gastroenterologista Silvio Gabor, o intestino preso pode ser causado por outros fatores menos conhecidos como medicamentos e outras patologias.
Veja 12 possíveis causas da constipação intestinal:
A hipoatividade da tireoide retarda os processos metabólicos do corpo, inclusive o do intestino. “É importante destacar que nem todas as pessoas com disfunção da tireoide tem prisão de ventre”, explica o especialista.
Segundo o gastroenterologista, alguns estudos sugerem que pessoas que são usuárias crônicas de analgésicos como aspirina e ibuprofeno tem maior risco de sofrer com o intestino preso.
O chocolate é um item controverso quando o assunto é prisão de ventre. Há evidências de que o chocolate pode causar constipação intestinal, mas há estudos que dizem o contrário. “Um estudo comprovou que pessoas com intestino preso ou síndrome do intestino irritável podem sofrer ainda mais se comerem chocolate, banana e chá preto”, diz Gabor.
Certos componentes como cálcio e ferro podem causar prisão de ventre e, por isso, em alguns casos é indicado que o paciente suspenda o uso dos suplementos vitamínicos para sentir se há uma melhora no quadro de constipação intestinal.
Alguns laxantes estimulam a atividade intestinal por meio da irritação da mucosa. Quando usados com frequência, eles podem levar a dependência, que vai impedir o intestino de funcionar sem eles.
Inibidores recaptação de serotonina, mecanismo de ação de alguns dos antidepressivos, também podem ser um empecilho ao funcionamento do intestino. De acordo com o gastroenterologista, os antidepressivos tricíclicos são os que mais causam esse problema. “No entanto, não é possível afirmar que todos os medicamentos antidepressivos tenham este efeito colateral”, explica.
Assim como o hipotireoidismo, a depressão provoca uma desaceleração geral dos processos normais do corpo, o que pode afetar o intestino. Segundo o médico, pessoas com síndrome do intestino irritável, moléstia intimamente ligada à depressão, também são mais propensas à constipação.
Antiácidos, usados para combater a azia, podem causar prisão de ventre, especialmente os que contêm cálcio ou alumínio. “Não comer muito durante as refeições e consumir menos alimentos gordurosos e mais fibras são medidas que ajudam a prevenir a azia e a constipação”, recomenda o médico.